Skip to content

Carta de Apresentação da REM

Nós somos a Resistência Mariposa

O que fez você chegar aqui foi provavelmente o interesse em algum ato ou projeto que temos ou fizemos, ou talvez topou com algum panfleto, e isso provavelmente o fez querer saber mais sobre nós e quem somos. Nós nos autodenominamos uma Sociedade Libertária, que é uma organização Anarquista que possui membros e organizações em todo o país. Há em todos os lugares gente que faz parte de uma rede de anarquistas que lutam em prol da construção de uma sociedade anarquista através de diversos projetos de ordem horizontal e descentralizada, assim como nossa organização. A partir do século XX, mesmo com o avanço e dos bem sucedidos projetos anarquistas no mundo, grande parte deles foram interrompidos ou destruídos pelas forças do estado e pelo emparelhamento das organizações partidárias. Resistimos.

Nós da Resistência Mariposa não só estamos aqui para reviver tais projetos, mas para garantir o sucesso deles e que nada seja capaz de abalar o ser humano e sua integridade, seja qual for o custo. Nós sempre estaremos um passo à frente, pois passamos tempo o suficiente juntando pessoas capazes para realizar essa empreitada em solo federal e internacional.

Contamos com uma aparelhagem e uma organização descentralizada e horizontal eficiente que dá apoio a todos os membros e a asseguramos a liberdade de suas atuações sem interferências, por tanto que estas sejam de ordem Anarquista. Acreditamos na pluralidade de nossa ideologia e as diversas lutas que neles cabem.

Temos todo um arcabouço de projetos que garantem a funcionalidade dos grupos. Também não somos um grupo de estudos anarquista, apesar de entendermos a relevância do estudo teórico para se atingir a prática e a disciplina. Estudamos, nós apenas não nos resumimos a reuniões temáticas de discussões teóricas. Mas queremos, lutamos e almejamos sempre a ação. A aquele poder transformador, advindo dos indivíduos, autônomos de aparelhagem hierárquica, e o respeito aos mesmos, sendo estes os verdadeiros pináculos da transformação social em suas regiões. Nascemos sobre uma fagulha, crescemos na resistência e nos consolidamos assim.

Leitores, único requisito para se juntar a nós é saber que o Anarquismo liberta; e as instituições dominantes não prendem o ser humano, os limitam tanto na dimensão física quanto na dimensão consciente, até filosófica, e os usa para seus fins burocráticos e capitalistas. Estes são parasitas que os usam como massa de manobra para finalidade nefastas e lutam pela tomada do estado e promover o controle sobre você.  Seja bem-vindo. Conheça-nos. Juntem-se a nossa luta.

 Nós somos a Resistência Mariposa – Amapá.

O caminho para a liberdade é a própria liberdade.